Anos 90’s
Na década de 90 a moda se inspira em muito do que já passou imagens e formas começaram a ser reproduzidas. Uma mistura de simplicidade, extravagância e excessos. O modismo obedecia a um intervalo menor de tempo, eles chegavam, estouravam e logo eram substituídos.
As transparências e decotes em todas as coleções tornaram o busto objeto desejados.
Nessa época a moda começaria a sair das ruas para as passarelas. Nos anos 90 o confronto entre os sexos diminuiu e o homem começou a se permitir ser vaidoso como a mulher.
A sustentabilidade passa a ser prioridade nos anos 90 com a descoberta do buraco na camada de Ozônio, fazendo com que designers, não somente de roupas, buscassem um jeito de reaproveitar e reutilizar objetos e roupas que seraim supostamente jogados fora.
Os moveis de papelão viraram febre, feitos pelo designer francês Eric Guiomar. Móveis antigos marcaram a década como o telefone, gravadores, mesas e cadeiras e várias séries de workshops.
Minimalista: A moda onde o “mínimo” é o máximo, simples e confortável, usada para o uso continuo. Acompanhada com o avanço da tecnologia e com o lema “Em vez de mais, menos”, o básico tomou conta e foram ficando cada vez mais modernos.
Grunge: De influencias vindas de Seattle (EUA), marcou o jeito de se vestir dos jovens que aderiram ao estilo descontraído das peças sobrepostas, oversized, do xadrez, fazendo aquele visual “sujinho”. Trazendo cores fortes e marcantes como o vermelho, marrom e verde.
As tribos Urbanas surgiram nos anos 80, mais teve seqüência nos anos 90, surgiram também os clubbers, drag queens, cybers, criando assim um “Mercado de Estilos”.
Alexandre Herchcovitch: Um dos estilistas que se destacou nos anos 90, com todo seu arrojo e estilo, se tornou a maior personalidade da moda, lançando suas coleções em países como Londres e Paris.
Nasceu e cresceu em São Paulo, seu contato com a moda começou desde cedo, com o convívio com sua mãe que lhe ensinou os princípios básicos da costura, surpreendendo e se revelando um camaleão dotado de uma sensibilidade capaz de vestir qualquer tipo de pessoa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário